Programação do X ENALIC
-
07 /12
DIA 1
-
08 /12
DIA 2
-
09 /12
DIA 3
-
10 /12
DIA 4
Apresentação de Trabalhos
Momento Cultural
Duo Rebento
Momento Cultural / Cerimônia de Abertura
Prof. Tiago Araújo Coelho de Souza (Decano de ensino de graduação)
Profª. Cristiane Antonia Hauschild Johann (FORPIBID-RP/UNIVATES)
Profª. Denise Pires de Carvalho (Presidente da CAPES)
Prof. Paulo Lima Junior (Diretor da DAPLI/UnB)
Conferência de Abertura: Política de formação docente e valorização no contexto dos novos Sistema e Plano Nacional de Educação
Apresentação de trabalhos
Minicursos/oficinas
Minicurso/oficina 03 (Presencial): Subprojeto Música
Minicurso/oficina 09 (Presencial) : Rotação por Estações como abordagem para promover a aprendizagem ativa no ensino da Geografia
Minicurso/oficina 10 (Presencial): BNCC Computação na práxis reflexiva da formação docente
Minicurso/oficina 11 (Presencial): Educação Sexual na Escola: prática de cuidado, direitos e justiça social
Minicurso/oficina 17(Presencial): A docência como ato de criação
Minicurso/oficina 22 (Presencial): Era uma vez…a Alfabetização
Mesa-redonda 01: O que mais fizemos pela formação de professores: trajetórias de resistências em torno do PIBID
Lançamento de Livros
Minicursos/oficinas
Minicurso/oficina 02 (Presencial): Encadernação artesanal
Minicurso/oficina 04 (Presencial): IA Generativa na Educação
Minicurso/oficina 07 (Presencial): Oficina de Filosofia: pensamento, vida e epistemicídio
Minicurso/oficina 12 (Presencial): Circuito de densidade
Minicurso/oficina 13 (Presencial): As Ciências na Cozinha
Minicurso/oficina 14 (Presencial): Herbário e o ensino de botânica
Minicurso/oficina 15 (Presencial): A Verdade No Copo: O Que A Química Pode Revelar Sobre O Que Bebemos?
Minicurso/oficina 16(Presencial): Entre Aromas e Chamas: Aprendendo a Química Sustentável das Velas
Minicurso/oficina 17(Presencial): A docência como ato de criação
Minicurso/oficina 18 (Presencial): Oficina de criatividade da experimentação de baixo custo para o ensino de Física
Minicurso/oficina 20 (Presencial): A função docente e a organização pedagógica na Educação Especial e Inclusiva (turma 1)
Minicurso/oficina 22 (Presencial): Era uma vez…a Alfabetização
Minicurso/oficina 23 (Presencial): Ludicidade Humanizadora: caminhos para a formação de professores contadores de histórias
Minicurso/oficina 24 (Presencial): Cartas para Paulo Freire e escolas do campo quilombolas
Minicurso/oficina 26 (Presencial): Contação de histórias para crianças surdas
Apresentação de trabalhos
Reunião Coordenadores Institucionais com a CAPES
Apresentação Cultural
Mesa-redonda 02: PNE e a valorização docente
Profª. Malvina Tuttman (Anfope)
Prof. Heleno Araújo (CNTE/FNE)
Mediação: Prof. Frederico Jorge Saad Guirra (UFMT)
Mesa-redonda 03: Democracia e resistência na formação de professores
Mostra de Produtos Educacionais
Apresentação de trabalhos
Minicursos/oficinas
Minicurso/oficina 03 (Presencial): Subprojeto Música
Minicurso/oficina 09 (Presencial) : Rotação por Estações como abordagem para promover a aprendizagem ativa no ensino da Geografia
Minicurso/oficina 10 (Presencial): BNCC Computação na práxis reflexiva da formação docente
Minicurso/oficina 11 (Presencial): Educação Sexual na Escola: prática de cuidado, direitos e justiça social
Minicurso/oficina 27 (Presencial): Desbravando uma língua nova: Libras
Mesa-redonda 04: Avaliação e ENADE das licenciaturas
Apresentação cultural
Lirys Catharina e Daniel Pitanga
Apresentação de trabalhos
Minicursos/oficinas
Minicurso/oficina 04 (Presencial): IA Generativa na Educação
Minicurso/oficina 07 (Presencial): Oficina de Filosofia: pensamento, vida e epistemicídio
Minicurso/oficina 08 (Presencial): Color Vowel® Approach: explorando ritmo e pronúncia no ensino de inglês
Minicurso/oficina 15 (Presencial): A Verdade No Copo: O Que A Química Pode Revelar Sobre O Que Bebemos?
Minicurso/oficina 16(Presencial): Entre Aromas e Chamas: Aprendendo a Química Sustentável das Velas
Minicurso/oficina 17(Presencial): A docência como ato de criação
Minicurso/oficina 18 (Presencial): Oficina de criatividade da experimentação de baixo custo para o ensino de Física
Minicurso/oficina 20 (Presencial): A função docente e a organização pedagógica na Educação Especial e Inclusiva (turma 1)
Minicurso/oficina 21 (Presencial): Descobrindo o prazer da leitura- como fomentar o gosto pela leitura e melhorar a interpretação de texto dos estudantes.
Minicurso/oficina 24 (Presencial): Cartas para Paulo Freire e escolas do campo quilombolas
Minicurso/oficina 25 (Presencial): Uso da cerâmica na educação básica do campo e quilombola
Minicurso/oficina 28 (Presencial): Comunicar-se com surdos sem saber Libras? É para já!
Minicurso/oficina 29 (Presencial): Dinâmicas de Grupo: estratégias formativas de professores bilíngues LSB-PSL – Inclusão, Comunicação e Colaboração
Minicurso/oficina 30 (Presencial): Suportes para Narração de Histórias: um exemplo do uso da Plataforma Canva para a criação de tirinhas
Minicurso/oficina 31 (Presencial): Telefone sem fio? Como assim, surdos falam ao telefone? Uma proposta divertida para conhecer a cultura surda, interagir e aprender com estudantes surdos
Mesa-redonda 06: Políticas públicas de formação docente
Mediação: Profª. Thaís Ranieri (UFRPE)
Mesa-redonda 05: Formação de professores e inteligência artificial
Audiência pública na UnB
Título: PIBID como política de Estado
Mostra de Produtos Educacionais
Assembleia Forpibid-rp
Apresentação de trabalhos
Painel da Entidades
Formação e valorização dos professores: O que MAIS cada entidade tem feito?
Cerimônia de premiação - Prêmio Paulo Freire
Conferência de encerramento
Entre a valorização e o adoecimento: neoliberalismo e saúde mental na educação
Giuliana Volfzon Mordente (UFRJ)